DURMA BEM

 

PORQUE DEVEMOS SEMPRE DORMIR NO ESCURO?

 

Existe um hormônio essencial à nossa saúde chamado melatonina que só se ativa no escuro.

Em níveis normais, ele ajuda a reduzir o estresse e evita doenças, deixando nosso dia a dia mais leve e saudável.

Por essa   razão, é extremamente importante que você tenha horários regulares para   dormir e que seja com as luzes apagadas!

 

 


 


   

  QUAL A MELHOR HORA DE DORMIR?

 

Existe, cientificamente, um horário para ir para cama que garanta uma noite mais reparadora?
Ellen Vora, psiquiatra, realizou um estudo para estimar a hora ideal em que devemos nos deitar para dormir rapidamente e ter um sono de qualidade.
De acordo com as conclusões de Ellen, a hora ideal para ir dormir é 3 horas depois do por do sol. Conforme a estação do ano e o local onde você está, essa hora pode oscilar entre 21h e 23:30h.

 


 


 

SONO X DEPRESSÃO

Pesquisadores ingleses e chineses descobriram uma ligação neural entre depressão e distúrbios do sono, segundo estudo publicado no JAMA Psychiatry. De acordo com especialistas, cerca de 75% dos pacientes deprimidos relatam dificuldade para dormir ou insônia. A equipe envolvida na pesquisa revela que as áreas do cérebro associadas à memória de curto prazo e emoções negativas podem prejudicar o sono dos pacientes, uma vez que os pensamentos pessimistas são um fator relevante para a aparição de distúrbios do sono.​

Além disso, a privação de sono, causada pela vida moderna, faz aumentar os riscos de desenvolver depressão, evidenciando a extensa ligação entre os problemas. Diante da descoberta, os cientistas acreditam ser possível melhorar a qualidade de sono dos pacientes com depressão e criar possibilidades de tratamento, que visem a tratar ambos os transtornos.

Se você cuidar da qualidade do seu sono terá menos chances de desenvolver depressão!

 

 

 

 


 


 

PORQUE BABAMOS ENQUANTO DORMIMOS?

 

Quando dormimos nossos músculos relaxam e a boca tende a ficar aberta, facilitando, em uma posição lateral de sono, o ato de babar. Esse ato é involuntário, pois não há como controlarmos o que fazemos quando estamos dormindo”, diz Leonardo Tribis, cirurgião-dentista do Hospital Israelita Albert Einstein. 

Segundo ele, existem alguns problemas bucais que podem ser os responsáveis por esse hábito. “Diversos fatores relacionados ao 

sistema oral podem potencializar o ato de babar já que dificultam o selamento labial. Má oclusão dentária, língua maior do que o normal, má formação óssea e desvio de septo são alguns desses fatores”

Pessoas que tem o hábito de babar durante o sono, podem sofrer com halitose e problemas vocais.

Ronco, problemas para engolir e alterações na voz, também são resultantes. 

Se você babar constantemente no seu travesseiro, procure ajuda de pessoas especializadas como dentistas, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, ortopedistas e etc...

 


 


 

DORMIR DO LADO ESQUERDO PODE SALVAR SUA VIDA!

 

Descubra porque dormir do lado esquerdo pode salvar sua vida e evitar um monte de problemas.

Isso acontece, conforme especialistas, porque grande parte do que realmente é importante em seu corpo está do lado esquerdo, incluindo os sistemas digestivo e linfático. Assim, quando você passa a dormir do lado esquerdo, você permite que seu corpo filtre melhor os fluídos linfáticos e elimine com maior eficiência as toxinas e os resíduos dos quais ele não precisa.

Portanto nessa posição você melhora a digestão pois facilita a saída das enzimas do pâncreas, facilita a drenagem linfática do seu corpo desobstruindo os nódulos linfáticos; proteje o sitema imunológico;uma vez que os fluidos produzidos pelo baço tem sua circulação facilitada, cotribui para a saúde do coração deixando ele com mais espaço, assim ele pode trabalhar com mais conforto. 

Esse sim é um habito que vale a pena!

 


 


 

VOCÊ SABIA QUE TOMAR SOL PODE TE

AJUDAR A DORMIR MELHOR?

 

Isso acontece por causa do ritmo circadiano.

Entenda como ele funciona.

 Um quarto escuro continua sendo o ambiente ideal para quem busca dormir bem, mas o sol pode ser um grande aliado se você costuma ter dificuldades para pegar no sono durante a noite.

Isso porque a luz solar está diretamente relacionada ao chamado ritmo circadiano, que é um dos responsáveis por regular o nosso ciclo biológico.

E, se ele está regulado, o sono vem mais facilmente.

Tome sol  durante alguns minutos ao dia sempre que possível e em horários que isso for uma boa prática, ou seja antes das 10 horas ou apos as 16 horas.


 


 

COCHILAR FAZ BEM!

 

De acordo com as pequisas, dormir de 10 a 40 minutos depois da refeição revigora o cérebro, dá mais energia e capacidade de concentração, entre diversos outros benefícios.

Uma pesquisa feita pela NASA em pilotos comprovou que quem tirava aproximadamente 20 minutos para cochilar em voos longos, tinha aumento de 34% na performance e 54% no estado de alerta em comparação com quem não praticava a siesta. Outro estudo, conduzido pela Escola de Medicina de Harvard, na Grécia, com 23.000 adultos, concluiu que pessoas que dormiam no meio da tarde tinham 30% a menos de chance de ter de doenças coronárias.

Para que o cochilo seja proveitoso de verdade não pode passar de 40 minutos e deverá ser entre as 12 e as 14 horas.


 


 

SONAMBULISMO O QUE É

E COMO LIDAR COM ELE

 

As causas do sonambulismo ainda não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que pode estar relacionado a uma certa imaturidade do sistema nervoso, sendo por isso mais comum nas crianças e adolescentes. Além disso, o sonambulismo também parece ser mais frequente em pessoas com alguns fatores de risco, como: não dormir pelo menos 7 horas por dia, estar passando por um período de muito estresse, utilizar alguns tipos de medicamentos, especialmente antidepressivos, ter outro distúrbio do sono como apneia do sono. 

Os sinais que podem ajudar a identificar um sonâmbulo, além do caminhar durante o sono, incluem: Falar durante o sono, mas sem conseguir responder ao que lhe é

perguntado diretamente;

 Não ter memória do sucedido ao acordar;Ter comportamentos inapropriados durante o sono, como urinar no quarto; Dificuldade para acordar durante o episódio de sonambulismo; Ficar violento quando alguém tenta acordar.
 

A melhor forma de lidar com a situação, é falar calmamente com a pessoa e dizer que está tarde, é hora de descansar e que ela deve voltar para cama. Você pode tocar nela e carinhosamente levá-la de volta para o seu quarto, porque apesar dela não acordar, ela será capaz de cumprir este pedido e voltar a dormir normalmente.

 

 


 


 

Sobre a loja

Somos um e-commerce de produtos para a casa na linha de cama, mesa, banho e decoração. O nome CAFUNE surgiu de um desejo de ser algo especial, de qualidade e que proporcionasse conforto e satisfação. A tradução da palavra CAFUNE é: “Um carinho feito com a alma.” É este carinho que queremos levar até você pela nossas páginas no FACEBOOK e INSTAGRAM, com dicas, curiosidades, informações e no site com produtos de qualidade que tenham na sua essência o prazer de um cafuné.

Pague com
  • PagSeguro V2
Selos

Eliane Herzog 70407827072 - MEI - CNPJ: 32.750.261/0001-15 © Todos os direitos reservados. 2020